1. CAMINHOS E PRÁTICAS NA ATUAÇÃO SOCIAL EM TERRITÓRIOS
O curso se propõe a discutir a atuação dos sujeitos e das organizações em territórios.
Público: profissionais, estudantes e representantes comunitários que atuam nos campos da educação, cultura, educação em saúde, meio ambiente e desenvolvimento social
Carga horária: 20 horas
2. TERRITÓRIO: FUNDAMENTO E PRINCÍPIO PARA ATUAÇÃO INTEGRAL EM EDUCAÇÃO E SAÚDE
O curso toma por princípio o território – conceito, usos e dinâmicas para propor atuação sinérgica de abordagens em educação e saúde, fornecendo subsídios para a elaboração de ações e projetos
Público: profissionais, estudantes e representantes comunitários que atuam nos campos da educação e saúde.
Carga horária: 48 horas
3. PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DA SAÚDE BUCAL COLETIVA: RECONHECENDO E REVENDO DETERMINANTES PARA O AGIR INTEGRAL
O curso é pautado nos referenciais conceituais que alicerçam o Modelo de Saúde Bucal Coletiva, tendo o propósito de promover reflexão acerca das possibilidades e limites de sua operacionalização no âmbito dos serviços.
Publico: estudantes e profissionais da área de saúde bucal
Carga horária: 8 horas
4. EXERCITANDO O MODELO DE SAÚDE COLETIVA
O curso é estruturado em oficinas que abordam elementos essenciais para a prática do Modelo de Saúde Coletiva - humanização, acolhimento, integralidade, emancipação, ética e empatia.
Publico: estudantes e profissionais da área de saúde bucal
Carga horária: 8 horas
Workshops
1. ATELIÊ ABERTO DE SENSIBILIDADE
Conjunto de vivências de estímulo, reconhecimento e apropriação da sensibilidade, como dimensão humana essencial para interação com o mundo.
Público: jovens e adultos, em especial de turmas, equipes ou grupos de trabalho
Carga horária: 8 horas
2. OFICINAS DE CIDADANIA
Atividades lúdicas, artísticas e criativas, tendo o propósito de discutir, conceber e exercer formas individuais e coletivas de atitude e interação em sociedade.
Público: estudantes do ensino médio regular
Carga horária: 16 horas
3. DIÁLOGOS INSPIRADORES
Atividade lúdico-reflexiva sobre como transformar diálogos "incompletos" em "produtivos", entre universos lógico-conceituais distintos. Aplicada inicialmente entre defensores e opositores das inovações na educação, no 6º Encontro Nacional de Românticos Conspiradores.
Público: educadores, gestores e interlocutores em quaisquer universos conceituais.
Carga horária: 4 horas